segunda-feira, 13 de abril de 2020

Sabedoria no meio dessa pandemia!




"Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia."




Oie, hoje quero compartilhar um pequeno texto com você. Tenho estudado o livro de Tiago, uma carta muito interessante e fácil de entendimento, que te confonta em cada leitura. Lendo sobre sabedoria e fui pesquisar o significado da palavra, gostei das definições do site significados.com, que diz que a sabedoria é o substantivo feminino que é a característica de uma pessoa sábia e que significa um conhecimento extenso e profundo de várias coisas ou de um tópico em particular.


A sabedoria muitas vezes é indicativo de uma pessoa instruída, que tem muito juízo, bom senso e se comporta com retidão.


Achei muito interessante, pois quantos de nós buscamos sabedoria, como facilita a nossa vida sermos sábios, principalmente neste momento de pandemia que estamos vivendo, onde existe uma briga, uma concorrência de quem é mais sábio sobre o assunto. E cada defende aquilo que acredita, uns por meios científicos e outros por "achismos" e assim vão propagando suas idéias.


Muitas vezes estamos buscando uma sabedoria terrena para lhe dar com o nosso dia a dia. E esquecemos que já não somos mais deste mundo, não buscamos mais as coisas terrenas, não se esqueça disso!


Interessante que Tiago 3.17 fala de uma sabedoria que vem do alto, não está nos livros e nos cursos de graduações, mas vem do pai das luzes. E essa sabedoria parece que vem como um processo... 


pura – pacífica – amável – compreensiva – cheia de misericórdia – bons frutos – imparcial – sincera. 


Essa precisa ser nossa busca... sabedoria celestial!


Engraçado que nos dias de hoje ainda estamos procurando a sabedoria terrena, ainda gostamos de ser titulado como sábios deste mundo. Precisamos ter alguns cuidados para não cairmos no engano, quando a sabedoria é usada para fazer coisas menos boas, ela pode ser sinônimo de astúcia, esperteza ou manha. 


O filósofo Aristóteles também empregava a palavra “phronesis”, citada em sua obra “Ética a Nicômaco”, para definir a “sabedoria prática”, ou seja, a habilidade que alguém tivesse para agir da maneira mais acertada. Devido a nossa natureza pecaminosa, essa luta vai existir em nós e nunca vamos conseguir ser sábio o suficiente, por isso que devemos orar a Deus e pedir a Ele que nos dê sabedoria, e ele está disposto a dar livremente e de boa vontade. Essa habilidade que Aristóteles diz, só pode vir de Deus.


Quando buscarmos a sabedoria, o fruto dela deve ser de justiça.


Nesse período mundial de incertezas, busque a sabedoria de Deus. Ela vai nos ajudar a ter capacidades e habilidades para entender que Deus é maior que tudo isso, as lutas e dificuldades, os problemas que o futuro nos reserva (até agora não ouvimos nada que possa nos dar esperança), não pode nos tirar a sabedoria de saber quem é Deus.


Não se deixe enganar, não busque para sua vida as palavras dessas pessoas “sábias” no assunto que tem nos aflingidos nesses dias, tenha a sabedoria para glorificar aquele que é dignos de toda honra e glória.


Escolha a fé... escolha as promessas do Senhor... Fique firme!



Um comentário:

Unknown disse...

Deus seja louvado pela presença D'ele constante na vida de vocês meus irmãos tremendo como Deus tem se revelado para falar com vocês eu Desejo que verdadeiramente o nosso DEUS PERMANEÇA falando aos vossos corações e direcionando tudo conforme a Bia vontade do nosso Deus...ficarem firmes conte com as minhas orações...

Projeto Njira

Projeto Njira
Objetivo: Acompanhar as meninas na idade de 11 a 18 anos, através de grupo de discipulado, ensinar a fazer artesanato com materiais locais, afim de dar oportunidade de ter uma renda para continuar a estudar. E conscientizar as meninas e seus familiares que o casamento prematuro não é a melhor opção para independência financeira dos pais. Estaremos combatendo o casmento prematuro, proliferação do HIV e motivando-as a uma carreira acadêmica. Njira é uma palavra em dialeto massena que significa caminhos.

Associação Comunitária Vinde

É uma associação sem fins lucrativos que visa o bem estar das crianças, atuamos na comunidade do Mandruzi - Dondo, onde estamos construindo nossa sede.

43% das crianças de 0-5 anos sofrem de desnutrição crónica.

53% da população bebe água de fontes melhoradas .

39% da população ainda pratica a fecalismo a céu aberto.

Moçambique tem a 8ª prevalência de HIV mais elevada do mundo.

Dois estudos mais recentes, que tiveram lugar em zonas seleccionadas do Centro e do Norte do país, confi rmam que o grau de aprendizagem é muito fraco.

Metade das crianças menores de 5 anos ainda não estão registadas, o que representa uma violação nítida de um dos mais básicos direitos humanos.

Moçambique tem uma das taxas de casamento prematuro (de menores de 18 anos) mais altas do mundo, violando um dos direitos de protecção mais fundamentais (e violando também a lei moçambicana).

http://sitan.unicef.org.mz/files/UNICEF_FULL_Situacao-das-Criancas-em-Mocambique_Portugues.pdf

E por isso e por outros motivos que estamos atuando em Moçambique, os dados nas zonas rurais são piores.
A nossa organização ainda contribuem com o governo no avanço de medidas preventivas para combater o HIV, malária e outras doenças prevenivéis.

Juntos somos mais forte!

Quer saber mais sobre a nossa organização?
Contato: matriju@hotmail.com

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

Seguidores