quinta-feira, 9 de abril de 2020

Carta Informativa Abril/2020


Graça e Paz!



Estava ansiosa para escrever a nossa carta esse mês, no início estava preocupada com o que escrever, estamos acostumados a fazer tantas coisas, nossa cabeça não para de planejar e sonhar com tantas atividades para essas crianças.
Não contávamos em ter que suspender nossas atividades. Moçambique demorou um pouco mais a iniciar com a quarentena e está prevista para até dia 30/04, o governo vai avaliar e depois comunicar como vai ser.
A nossa saúde é muito importante, e não temos como servir ao Senhor doente, mas confesso que essa quarentena não está sendo fácil.
Não só nós aqui que estamos sofrendo, o mundo inteiro, por isso também aderimos a nos humilhar diante do Senhor, buscar refúgio em seus braços, estamos orando, e temos orado muito por toda essa situação.
Quero louvar a Deus que em meio a tantas lutas e incertezas, as pessoas tem escolhido Deus, tem um grupo de pessoas que não tem se cansado em levar suas petições diante do nosso Rei.
Graças a Deus temos experimentado o milagre do Senhor a cada dia. A Juliana e o Cadu estão estudando em casa, as escolas mandaram as atividades. Nós aqui em casa temos aproveitado o máximo, eu (Patricia) fiz vários materiais didáticos para trabalhar com as crianças, estou elaborando uma apostila para o treinamento que vamos começar, vou falar sobre isso na parte da Vinde.
Amigos não imaginava o quanto a minha casa precisava de atenção, tenho aproveitado esses dias para arrumar, organizar e limpar, aqueles lugares imaginários, kkkk. Cadu e Marquinhos estão com a responsabilidade de manter a limpeza do quintal. E assim vamos nessa quarentena.
Aqui na nossa cidade em Beira, está começando as confusões, pois o governo decretou situação de emergência, os transportes públicos devem reduzir a quantidade de pessoas a ser transportadas, então os motoristas preferem paralisar...moto-táxi estão proibidos de trabalhar, estão tendo conflitos com os policiais, e muitos trabalhadores estão sendo presos por não obedecer o decreto presidencial. Ore por nós aqui também, os acontecimentos aqui não tem repercussão mundial. 

O AMOR NÃO FINGIDO...





Aborrecei o mal.
Apegai-vos ao bem.
Amai-vos cordialmente uns aos outros
Não sejais vagarosos no cuidado; 
Sede fervorosos no espírito.      
Alegrai-vos na esperança.
Sede pacientes na tribulação.
 Perseverai na oração.
Comunicai com os santos nas suas necessidades.    

Segui a hospitalidade.
Abençoai aos que vos perseguem.        

Abençoai  não amaldiçoeis.
Alegrai-vos com os que se alegram.       

Chorai com os que choram;  Romanos 12:9-15.  
Quero deixar com vocês uma instrução do apóstolo Paulo, escrita há muitos anos atrás, mas tão  rico e necessário nos dias atuais. Amigos nesse tempo de quarentena, não perca a oportunidade de se aproximar mais de Deus e ouvir o que ele tem para nos ensinar. Vamos olhar para esse momento que a humanidade está vivendo e aprender.
Deus é bom e a sua misericórdia dura para sempre, vamos aproveitar o momento e não deixar a solidariedade morrer, fazer o bem, buscar e Senhor e amar... Amar... Amar!
Entendemos que está difícil para todos, mas se você pode fazer algo, faça... Não exite!
Cuide da sua saúde mental, os noticiários não nos ajuda em nada, nos leva a sentimentos negativos, são destrutivos... Existe um mal eminente, isso é fato, mas não deixe que isso seja maior que sua fé e a sua esperança em Cristo.
Vamos nos alegrar na esperança em Cristo e ser perseverante nas orações.
Tudo isso vai passar, vamos nos alegrar em Cristo. E se alegrar é uma escolha, não precisamos ter motivos, mas sim fé... E vamos avançando!





MISSÃO VINDE EM MOÇAMBIQUE

As nossas atividades estão paralisadas, a princípio até dia 30 de abril. Mas antes da quarentena conseguimos realizar a programação com os pais, aqui em Moçambique dia 19 de março comemora-se o Dia dos Pais, pensamos em fazer uma linda festa, já que eles aqui não tem costume de comemorar, recebemos quase 100 pais, foi muito legal. A festa foi muito rápida, pois já tínhamos recebido a notificação que tinha que paralisar as atividades e estava proibida reunião com mais de 50 pessoas.
Deu para as crianças cantar e recitar o poema que eles estavam ensaiando, e aproveitamos para informar sobre a implementação do governo e sobre o coronavírus, como se prevenir, como eles podem se cuidar, pois a maioria não tem televisão em casa e desconhece o que está acontecendo.
Falamos sobre a importância de se prevenirem como família e sobre os hábitos de higiene.
Em nome de Jesus que isso não chegue a nossa comunidade.




CENTRO DE ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO

Estou muito feliz pelo trabalho com as crianças com necessidades especiais.
Estávamos na luta para alugar uma casa para começarmos o atendimento, mas pela primeira vez não deu certo, perdemos o prazo de pagar o depósito da casa que queríamos. No início fiquei entristecida, porque não entendia o que estava acontecendo.
No mesmo momento que estávamos lutando para levantar o valor, consegui uma credencial para dar treinamento para os professores primários, queremos ajudá-los a identificar as crianças com Necessidades Educacionais e orientá-los a fazer planejamento  diferenciado, para que todas as crianças possam ser inclusivas.
E para a glória de Deus, conseguimos também uma parceria com a Universidade Licungo, passamos a ideia do Centro, como o atendimento é individualizado, preciso que cada criança tenha um educador para os acompanhar na realização das atividades. Não temos condições de remunerar todos, essa parceria com a Universidade é uma benção, eles vão enviar seus alunos do curso de Educação Infantil e Psicologia. Uma benção!!!
Já preparei os materiais didáticos, e outros vou deixar para ensina-los a fazer.
Algo que Deus ministrou em meu coração...Comece agora!
E eu obedeci... Comecei o trabalho com as crianças. Sem um local apropriado.



TESTEMUNHOS

Então... Não conseguimos alugar a casa, e quando a bíblia diz que tudo coopera para nosso bem, mas uma vez experimentei dessa verdade.
Com essa paralização toda, ainda bem que não aluguei... A casa teria que ficar fechada e pagando, que prejuízo seria, mas Deus nos livrou!

Outro testemunho que temos, como as aulas foram encerradas e muitas das nossas crianças contam com a comida que oferecemos, ficamos preocupados, o que vamos fazer nesta quarentena. Graças a Deus o doador da alimentação das nossas crianças, comprou arroz e mandou distribuir para nossas crianças, glória a Deus por isso! Pelo menos eles tem arroz.


BENÇÃOS

Participei de um encontro com ONGs atuante em Beira, a Vinde foi convidada para falar sobre o que fizemos para aliviar o Impacto do Ciclone Idai na comunidade que estamos inserida e quais os nossos desafios. Nesse encontro conheci a Ong Wonana Sonana e eles doaram dois óculos para nossas crianças especiais, Francisco e Amade.
Que Benção!
A campanha dos kits de material escolar, todas as nossas crianças receberam... E ainda conseguimos comprar uniformes para algumas crianças.





MOTIVOS DE ORAÇÃO

· Ore pela nossa saúde física e mental.
· Pelos projetos da Vinde.
· Cada obreiro que tem se dedicado em nos ajudar no desenvolvimento da Vinde.
· Pelo Inoque e Azevedo que estamos preparando para cargos de liderança.
· Ore pelas nossas finanças.
· Pelas escolas do Cadu e Juliana.


CAMPANHA

Não vamos mais alugar a casa para fazer o Centro, vamos construir na Vinde.
Vamos lançar a campanha depois dessa quarentena para construir o Centro.
Eu perguntei a Deus, será que vamos conseguir, momento esse que há uma crise na economia, as pessoas estão com dificuldades de manter o seu sustento, vão poder nos ajudar?
Senti algo forte em meu coração, se creres viverás o extraordinário!
E comecei a pensar no início da Vinde, tudo tão difícil... E hoje temos a estruturas que temos.
Eu creio fielmente que o centro é algo que estava no coração de Deus e ele repartiu comigo, e pude compartilhar com várias pessoas e acredito que Deus está escolhendo as pessoas que vão fazer parte disso.
O que me anima no Reino de Deus e me impulsiona a não desistir, é que ninguém trabalha sozinho, somos uma grande equipe, e o galardão é o mesmo para todos nós, não importa a nossa posição, quando o gol sair, todos vão festejar... As crianças serão beneficiadas, mas cada um que participou, será recompensado por aquele que é digno de toda a honra e toda glória.
A verdadeira religião, aos olhos de Deus, pura e sem falhas, consiste em amparar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações. Consiste também em não se deixar influenciar pela corrupção do mundo. Tiago 1.27.
Participe!
Vamos ser o primeiro centro de Atendimento na nossa região.



    Obrigada por fazer parte do nosso ministério!              

Família Matrijuca



Nenhum comentário:

Projeto Njira

Projeto Njira
Objetivo: Acompanhar as meninas na idade de 11 a 18 anos, através de grupo de discipulado, ensinar a fazer artesanato com materiais locais, afim de dar oportunidade de ter uma renda para continuar a estudar. E conscientizar as meninas e seus familiares que o casamento prematuro não é a melhor opção para independência financeira dos pais. Estaremos combatendo o casmento prematuro, proliferação do HIV e motivando-as a uma carreira acadêmica. Njira é uma palavra em dialeto massena que significa caminhos.

Associação Comunitária Vinde

É uma associação sem fins lucrativos que visa o bem estar das crianças, atuamos na comunidade do Mandruzi - Dondo, onde estamos construindo nossa sede.

43% das crianças de 0-5 anos sofrem de desnutrição crónica.

53% da população bebe água de fontes melhoradas .

39% da população ainda pratica a fecalismo a céu aberto.

Moçambique tem a 8ª prevalência de HIV mais elevada do mundo.

Dois estudos mais recentes, que tiveram lugar em zonas seleccionadas do Centro e do Norte do país, confi rmam que o grau de aprendizagem é muito fraco.

Metade das crianças menores de 5 anos ainda não estão registadas, o que representa uma violação nítida de um dos mais básicos direitos humanos.

Moçambique tem uma das taxas de casamento prematuro (de menores de 18 anos) mais altas do mundo, violando um dos direitos de protecção mais fundamentais (e violando também a lei moçambicana).

http://sitan.unicef.org.mz/files/UNICEF_FULL_Situacao-das-Criancas-em-Mocambique_Portugues.pdf

E por isso e por outros motivos que estamos atuando em Moçambique, os dados nas zonas rurais são piores.
A nossa organização ainda contribuem com o governo no avanço de medidas preventivas para combater o HIV, malária e outras doenças prevenivéis.

Juntos somos mais forte!

Quer saber mais sobre a nossa organização?
Contato: matriju@hotmail.com

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

Seguidores