terça-feira, 10 de novembro de 2015

O que vamos construir, um bezerro ou um tabernáculo?



Esse ano estamos completando 8 anos de Moçambique, e não seria diferente, precisamos fazer reflexão.rsrsrsrsrs. 

Tínhamos muitas coisas para falar, mas não vou escrever, meus dedos não vão aguentar...rsrsrsrs.

Estes dias venho em minha mente sobre o que estamos construindo, bezerros de ouro ou tabernáculos?
"O povo, ao ver que Moisés demora­va a descer do monte, juntou-se ao redor de Arão e lhe disse: "Venha, faça para nós deuses que nos conduzam, pois a esse Moi­sés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu".Respondeu-lhes Arão: "Tirem os brin­cos de ouro de suas mulheres, de seus filhos e de suas filhas e tragam-nos a mim".Todos tiraram os seus brincos de ouro e os levaram a Arão.Ele os recebeu e os fundiu, transforman­do tudo num ídolo, que modelou com uma fer­ramenta própria, dando-lhe a forma de um be­zerro. Então disseram: "Eis aí os seus deuses, ó Israel, que tiraram vocês do Egito!"Vendo isso, Arão edificou um altar dian­te do bezerro e anunciou: "Amanhã haverá uma festa dedicada ao Senhor".Na manhã seguinte, ofereceram holocaustos e sacrifícios de comunhão. O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra.Então o Senhor disse a Moisés: "Des­ça, porque o seu povo, que você tirou do Egito, corrompeu-se." Ex 32.1-7
Temos que ter alguns cuidados, acredito que o povo estava em crise, pelo silêncio de Deus por algum momento. Porque é tão difícil esperar?
Esse bezerro foi feito com toda intenção do coração daquele povo.
Muitas vezes recebemos algumas palavras, respostas egoístas, de indiferença, de priorização de si próprio que antes nos faziam sofrer. Confesso que até mesmo chorar.
Mas aprendi muito meditando neste texto. As atitudes são respostas do coração, algumas vezes sem pensar, mas de uma maneira ou outra, acabamos respondendo o que está em nosso coração.  
A construção do tabernáculo Exodo 35 a 39
"Conforme a tudo o que o Senhor ordenara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel toda a obra.

Viu, pois, Moisés toda a obra, e eis que a tinham feito; como o Senhor ordenara, assim a fizeram; então Moisés os abençoou." Êxodo 39:42,43

Não quero fazer discursões teólogas, quero que apenas vejamos alguns princípios básicos para nossa vida cristã.
O bezerro foi construido porque Moisés subiu ao monte para orar, pedir oração a Deus, o povo ficou desorientado com o silêncio e sentiu uma necessidade de fazer algo, mas tudo sem direção de Deus, sem ouvir a voz de Deus.
A construção do tabernáculo foi diferente, Deus deu toda a direção, detalhe por detalhe, viu como o texto detalha a participação das pessoas.
Ao lê o texto você vai observar os sentimento das pessoas, a vontade e intenção.
Os sentimento que as pessoas faziam a obra do Senhor era linda demais, tudo com muito zelo. Trazendo isso para nosso ministério, para nossa vida, podemos dizer que estamos construindo um tabernáculo. A Vinde é um tabernáculo para Deus. 
Então nós não podemos enchergar cimentos, pedras e ferros... estamos vendo um local onde está a presença do Senhor, e toda aquele que entrar ali com sede e fome vão sair saciados, pois ali é local onde Deus habita.
E nos seus trabalhadores estamos firme no propósito de permanecer firme como instrumentos e você ? Qual é a sua parte na construção deste tabernáculo?
Pode doar os materiais para a construção? Ser um intercessor? Doar seu tempo?
Hoje nosso coração está mais tranquilo e esperando em Deus, pois de maneira alguma queremos construir um bezerro de ouro. Não queremos fazer nada de qualquer maneira... mas tudo está sendo feito com muito amor e dedicação.
Queremos sempre agradar aquele que é e sempre será.
Ele é digno... medite neste texto, muito rico para nossa aprendizagem.
Por isso estamos fazendo essa refexão, 8 anos ....rsrsrsrs. Sempre é bom recomeçar!!!!
Vamos!!!! 


Nenhum comentário:

Projeto Njira

Projeto Njira
Objetivo: Acompanhar as meninas na idade de 11 a 18 anos, através de grupo de discipulado, ensinar a fazer artesanato com materiais locais, afim de dar oportunidade de ter uma renda para continuar a estudar. E conscientizar as meninas e seus familiares que o casamento prematuro não é a melhor opção para independência financeira dos pais. Estaremos combatendo o casmento prematuro, proliferação do HIV e motivando-as a uma carreira acadêmica. Njira é uma palavra em dialeto massena que significa caminhos.

Associação Comunitária Vinde

É uma associação sem fins lucrativos que visa o bem estar das crianças, atuamos na comunidade do Mandruzi - Dondo, onde estamos construindo nossa sede.

43% das crianças de 0-5 anos sofrem de desnutrição crónica.

53% da população bebe água de fontes melhoradas .

39% da população ainda pratica a fecalismo a céu aberto.

Moçambique tem a 8ª prevalência de HIV mais elevada do mundo.

Dois estudos mais recentes, que tiveram lugar em zonas seleccionadas do Centro e do Norte do país, confi rmam que o grau de aprendizagem é muito fraco.

Metade das crianças menores de 5 anos ainda não estão registadas, o que representa uma violação nítida de um dos mais básicos direitos humanos.

Moçambique tem uma das taxas de casamento prematuro (de menores de 18 anos) mais altas do mundo, violando um dos direitos de protecção mais fundamentais (e violando também a lei moçambicana).

http://sitan.unicef.org.mz/files/UNICEF_FULL_Situacao-das-Criancas-em-Mocambique_Portugues.pdf

E por isso e por outros motivos que estamos atuando em Moçambique, os dados nas zonas rurais são piores.
A nossa organização ainda contribuem com o governo no avanço de medidas preventivas para combater o HIV, malária e outras doenças prevenivéis.

Juntos somos mais forte!

Quer saber mais sobre a nossa organização?
Contato: matriju@hotmail.com

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

Seguidores