sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Notícias Gospel Prime

Um casal de missionários brasileiros está com um projeto para ajudar crianças e adolescentes de uma comunidade na zona rural de Moçambique.
A ideia é criar uma pré-escola para crianças de 3 a 5 anos e uma escolinha de futebol para crianças de 8 a 13 anos.
Em Moçambique a pré-escola não é obrigatória e as crianças menores ficam em casa sendo cuidada por seus irmãos mais velho quando não saem para trabalhar nas plantações acompanhado de seus pais.
“Elas ficam vulneráveis a acidentes domésticos, pois geralmente quem cuida delas quando os pais não estão, são os irmãos mais velhos, e muitos com diferença entre eles de 2 anos”, revela a missionária Patrícia.
Ela e seu esposo, missionário Marcos, estão no país africano desde 2007 e há cerca de dois anos trabalham na zona rural junto à comunidade Mandruzi.
Por um período a pré-escola e a escolinha de futebol funcionaram em espaços emprestados, inclusive em salas de duas igrejas, mas por não serem apropriados para o ensino, foi necessário pensar na construção dessas escolas.
“As salas foram improvisadas, não eram adequadas para as crianças estudarem, e fazerem suas atividades didáticas. Por isso estamos construindo nossa estrutura, é um complexo com 3 salas de aula, pois atendemos crianças de 3 a 5 anos, cada turma precisa ter sua salinha separada, pois as atividades são diferentes.”
A escolinha de futebol funciona em um espaço cedido pelo governo que foi adaptado com um campo para que as crianças possam treinar e jogar.
“Os adolescentes têm o tempo muito ocioso, a escolinha é uma forma de acolher e aconselha-los, assim conseguimos afasta-los da bebida, drogas, gravidez precoce e combatemos a evasão escolar. Para fazer parte do grupo o menino deve estar matriculado na escola”, revela a missionária.
Mas para tocar este projeto o casal de brasileiros precisa de apoio. “O dízimo do nosso sustento antes fazíamos muita coisa, hoje o que recebemos não conseguimos pagar nossas despesas pessoais. O que tem nos ajudado são ofertas de amigos”, diz Patrícia que faz artesanato para vender e consegue arrecadar dinheiro para pagar os profissionais que atuam nas escolas.
“A subida do dólar também tem prejudicado muito o campo missionário.  Quando a situação fica difícil recorremos alguns amigos que sempre tem nos ajudado.”





https://noticias.gospelprime.com.br/missionarios-construir-escolas-mocambique/

Nenhum comentário:

Projeto Njira

Projeto Njira
Objetivo: Acompanhar as meninas na idade de 11 a 18 anos, através de grupo de discipulado, ensinar a fazer artesanato com materiais locais, afim de dar oportunidade de ter uma renda para continuar a estudar. E conscientizar as meninas e seus familiares que o casamento prematuro não é a melhor opção para independência financeira dos pais. Estaremos combatendo o casmento prematuro, proliferação do HIV e motivando-as a uma carreira acadêmica. Njira é uma palavra em dialeto massena que significa caminhos.

Associação Comunitária Vinde

É uma associação sem fins lucrativos que visa o bem estar das crianças, atuamos na comunidade do Mandruzi - Dondo, onde estamos construindo nossa sede.

43% das crianças de 0-5 anos sofrem de desnutrição crónica.

53% da população bebe água de fontes melhoradas .

39% da população ainda pratica a fecalismo a céu aberto.

Moçambique tem a 8ª prevalência de HIV mais elevada do mundo.

Dois estudos mais recentes, que tiveram lugar em zonas seleccionadas do Centro e do Norte do país, confi rmam que o grau de aprendizagem é muito fraco.

Metade das crianças menores de 5 anos ainda não estão registadas, o que representa uma violação nítida de um dos mais básicos direitos humanos.

Moçambique tem uma das taxas de casamento prematuro (de menores de 18 anos) mais altas do mundo, violando um dos direitos de protecção mais fundamentais (e violando também a lei moçambicana).

http://sitan.unicef.org.mz/files/UNICEF_FULL_Situacao-das-Criancas-em-Mocambique_Portugues.pdf

E por isso e por outros motivos que estamos atuando em Moçambique, os dados nas zonas rurais são piores.
A nossa organização ainda contribuem com o governo no avanço de medidas preventivas para combater o HIV, malária e outras doenças prevenivéis.

Juntos somos mais forte!

Quer saber mais sobre a nossa organização?
Contato: matriju@hotmail.com

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

Seguidores