domingo, 26 de março de 2017

IX Encontro de Mulheres!

Olá amigos!
Aqui em Moçambique dia 7de Abril, é uma data muito importante para as mulheres moçambicanas, em homenagem à heroína Josina Machel,pelo seu papel activo na luta pela libertação do país e pela emancipação da mulher. Há 42 anos que a data foi estipulada, muitas foram as conquistas alcançadas, mas os desafios permanecem.
Mulher na educação e saúde
Em Moçambique, as taxas de analfabetismo indicam uma redução de 90 por cento no início dos anos 1970 para 48 por cento, em 2008. A taxa líquida de escolarização no ensino primário está agora em 81,3 por cento (2008), e a proporção de raparigas no ensino primário aumentou de 33 por cento após a independência para 47,2 por cento em 2009. Contudo, mais de 50 por cento de mulheres continuam analfabetas no território nacional, segundo revelou a Ministra da Mulher e Acção Social. Fonte: http://bigslam.pt/destaques/7-de-abril-e-dia-da-mulher-mocambicana/
Deus colocou em nosso coração um desejo de fazer um evento para as mulheres, e como essa data é muito valorizada por elas, pensamos em comemorar com elas. Um dia antes reunimos as mulheres da nossa comunidade, fazemos limpeza de pele, maquiagem, palestras, brincadeiras e elas apresentam danças e depois fechamos o evento com um delicioso almoço.
Desde 2008 que realizamos esse encontro e somente em 2014 que não teve, pois eu estava no Brasil, Já estamos no 8º Encontro.
Temos vistos e ouvido muitos testemunhos, mulheres que nunca tinha passado um batom, uma maquiagem, que ao se olhar no espelho vê uma outra pessoa, mulheres que voltaram a estudar e não aceitam mais ser vítima de violência, mulheres que entenderam que são amadas por Deus.
Esse ano o tema será: TRANSFORMADAS PARA TRANSFORMAR!
Queremos que elas entendem que a transformação começa de dentro para fora. Deus o nosso criador nos fez para o adorar e elas precisam refletir a glória de Deus!
Ore por essas mulheres guerreiras e lindas do Senhor!

Se você pode cooperar no almoço entre em contato!


Família Matrijuca:
E-mail: matriju@hotmail.com
watssap 258 847317405 Patricia

Nenhum comentário:

Projeto Njira

Projeto Njira
Objetivo: Acompanhar as meninas na idade de 11 a 18 anos, através de grupo de discipulado, ensinar a fazer artesanato com materiais locais, afim de dar oportunidade de ter uma renda para continuar a estudar. E conscientizar as meninas e seus familiares que o casamento prematuro não é a melhor opção para independência financeira dos pais. Estaremos combatendo o casmento prematuro, proliferação do HIV e motivando-as a uma carreira acadêmica. Njira é uma palavra em dialeto massena que significa caminhos.

Associação Comunitária Vinde

É uma associação sem fins lucrativos que visa o bem estar das crianças, atuamos na comunidade do Mandruzi - Dondo, onde estamos construindo nossa sede.

43% das crianças de 0-5 anos sofrem de desnutrição crónica.

53% da população bebe água de fontes melhoradas .

39% da população ainda pratica a fecalismo a céu aberto.

Moçambique tem a 8ª prevalência de HIV mais elevada do mundo.

Dois estudos mais recentes, que tiveram lugar em zonas seleccionadas do Centro e do Norte do país, confi rmam que o grau de aprendizagem é muito fraco.

Metade das crianças menores de 5 anos ainda não estão registadas, o que representa uma violação nítida de um dos mais básicos direitos humanos.

Moçambique tem uma das taxas de casamento prematuro (de menores de 18 anos) mais altas do mundo, violando um dos direitos de protecção mais fundamentais (e violando também a lei moçambicana).

http://sitan.unicef.org.mz/files/UNICEF_FULL_Situacao-das-Criancas-em-Mocambique_Portugues.pdf

E por isso e por outros motivos que estamos atuando em Moçambique, os dados nas zonas rurais são piores.
A nossa organização ainda contribuem com o governo no avanço de medidas preventivas para combater o HIV, malária e outras doenças prevenivéis.

Juntos somos mais forte!

Quer saber mais sobre a nossa organização?
Contato: matriju@hotmail.com

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

Seguidores