segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Comemorando 6 anos em Moçambique

6 anos em Moçambique... 


Esses 6 anos só tenho a dedicar a Jesus que nos chamou e até hoje tem nos sustentado... vocês já sabem que durante esses anos nossa estadia aqui em Moçambique não foram fáceis, mas todas elas o Senhor esteve presente. Glória a Deus por isso!
É bom poder dizer que tudo que semeamos aqui em Moçambique foi com paixão e direção de Deus. Construímos duas Pré Escolas, estamos na 5 geração na escola de futebol, visitamos muitas igrejas, pregamos e discípulamos tantas pessoas, uns frutos visíveis outros Deus é que sabe. Mas caminhando e fazendo a vontade de Deus... tantas crianças e famílias tocadas.
Estamos felizes por ter recebido de Deus essa missão... expressar o caráter dele sem palavras.
Não podemos deixar de agradecer a nossa amada igreja IECBR, aos nossos amigos queridos e intercessores.
Tantas pessoas que Deus colocou em nosso caminho, uns amigos de longa datas, outros que acabaram de chegar, e que são mais chegados que irmãos.

Orem por Moçambique...  


A prevalência de HIV era de 11.5%  em adultos  de idade compreendida entre15 a 49 em 2009. O grupo de idade com uma prevalência bem alta era de 25 a 29 anos (18.5%).
Moçambique é considerado como um dos países mais pobres e menos desenvolvidos do mundo.

Moçambique é considerado como um dos países mais pobres e menos desenvolvidos do mundo. Por exemplo, Moçambique é número 197 de 210 no “ranking” de países por nível de renda “per capita” (World Bank, 2010). Da mesma forma, numa lista do Banco Mundial de países que foram classificados em termos de riqueza per capita”, Moçambique ocupa a posição 139 de um total de 152, enquanto que sua posição é nº 177 de entre os 195 países na lista das Nações Unidas, ao aumentar a sua taxa de mortalidade de crianças com menos de 5 anos de idade (ONU, 2010). Da mesma forma, na lista dos países africanos classificados pelo seu Índice de Desenvolvimento Humano, apenas o Burundi, o Níger, o Congo e o Zimbabue têm um índice ainda menor.
A incidência da pobreza em 2009 foi de 54,7%. No entanto, a economia apresentou taxas altas de crescimento sustentado e há pouca evidência de que a distribuição da renda tenha mudado dramaticamente. 
O elevado nível de pobreza em Moçambique está bem documentado e reflete as limitadas oportunidades de
emprego na economia, principalmente devido à persistente baixa produtividade a agricultura; as condições climáticas desfavoráveis em 2008 e os preços elevados de alimentos e combustível.
Condições que explicam a desnutrição e múltiplas infecções se relacionam ao desmame precoce. Cerca de 30% das crianças recebem aleitamento materno exclusivo até seis meses de idade. Acesso pobre a água potável e condições de saneamento básico aliadas a baixo nível de educação materna contribuem para a pobre saúde e nutrição infantil.
Apesar de indicadores evidenciarem relativa melhora com o passar dos anos cerca de 12% das crianças menores de cinco anos nunca foram vacinadas ou sofreram um episódio grave de infecção respiratória aguda que não chegou a ser tratado.
E tantos outros dados que podemos testemunhar... Agora esses conflitos e guerra declarada.

Chega o refrigério... 

Hoje fomos participar da campanha de oração da igreja Peniel eu também queria ouvir de Deus sobre esse tempo, agradecer a ele por ter nos sustentado até hoje e ouvir o que ele tem mais... Deus me fez lembrar da nossa ansiedade em estar aqui depois de 12 anos orando e esperando por esta nação, e hoje estamos aqui comemorando 6 anos.
A palavra de Deus para nós é manifeste... Manifeste o meu carater sem palavras, sem falar, só expressando. Continue cuidando das minhas crianças, continue discipulando, continue resgatando... mas sem palavras!
O povo moçambicano está aguardando sua manifestação... Eu estarei sempre contigo.
Para nosso coração isso foi uma confirmação sobre continuar fazendo o que estamos fazendo... Jesus está voltando não podemos perder tempo... vamos construir essa escola, pregar o evangelho, cuidar de nossa saúde em todas as áreas e ser testemunho para nossos filhos... Queremos que eles amem a missão e principalmente o Deus da missão.

Louvamos a Deus por você estar conosco nesta caminhada... Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Projeto Njira

Projeto Njira
Objetivo: Acompanhar as meninas na idade de 11 a 18 anos, através de grupo de discipulado, ensinar a fazer artesanato com materiais locais, afim de dar oportunidade de ter uma renda para continuar a estudar. E conscientizar as meninas e seus familiares que o casamento prematuro não é a melhor opção para independência financeira dos pais. Estaremos combatendo o casmento prematuro, proliferação do HIV e motivando-as a uma carreira acadêmica. Njira é uma palavra em dialeto massena que significa caminhos.

Associação Comunitária Vinde

É uma associação sem fins lucrativos que visa o bem estar das crianças, atuamos na comunidade do Mandruzi - Dondo, onde estamos construindo nossa sede.

43% das crianças de 0-5 anos sofrem de desnutrição crónica.

53% da população bebe água de fontes melhoradas .

39% da população ainda pratica a fecalismo a céu aberto.

Moçambique tem a 8ª prevalência de HIV mais elevada do mundo.

Dois estudos mais recentes, que tiveram lugar em zonas seleccionadas do Centro e do Norte do país, confi rmam que o grau de aprendizagem é muito fraco.

Metade das crianças menores de 5 anos ainda não estão registadas, o que representa uma violação nítida de um dos mais básicos direitos humanos.

Moçambique tem uma das taxas de casamento prematuro (de menores de 18 anos) mais altas do mundo, violando um dos direitos de protecção mais fundamentais (e violando também a lei moçambicana).

http://sitan.unicef.org.mz/files/UNICEF_FULL_Situacao-das-Criancas-em-Mocambique_Portugues.pdf

E por isso e por outros motivos que estamos atuando em Moçambique, os dados nas zonas rurais são piores.
A nossa organização ainda contribuem com o governo no avanço de medidas preventivas para combater o HIV, malária e outras doenças prevenivéis.

Juntos somos mais forte!

Quer saber mais sobre a nossa organização?
Contato: matriju@hotmail.com

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

Seguidores