quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

viagem para Nacala

Saímos no dia 7 de janeiro as 2:30h da manhã de casa rumo a Nacala, província de Nampula .

Localizada no nordeste de Moçambique, a província de Nampula faz fronteira a norte, através do rio Lúrio, com as províncias de Cabo Delgado e Niassa. A sudoeste está separada pelo rio Ligonha da Zambézia, encontrando-se a este com o Oceano Índico.

Fomos de ônibus ou machibombo “Maningue Nice”, só tem nome, o ônibus era terrível, não tinha ar condicionado, nem banheiro, quando precisava fazer alguma necessidade, ele parava e mata pra que te quero.
Um calor de matar, toda hora ele parava para as pessoas fazer compras, até peixe seco compraram... Enfim... Chegamos a Nampula 21 horas. Cansados e com fome... Só comemos bolachas e maçãs durante toda a viagem.
O Cadu chegou a Nampula só de fraldas, durante a viagem fui tirando a roupa dele, para ele tudo era festa, ficou pulando, dormiu em cima de nós. A Juliana chegou chorar de tanto calor.
Enfim chegamos a Nampula, tivemos que dormir e retomar a viagem no dia seguinte saímos de Nampula às 9 da manhã e chegamos a Nacala às 14 horas. O chapa que pegamos ficou mais de uma hora preso peã polícia de trânsito, a capacidade dele é para 10 pessoas, nós éramos 19 dentro daquele chapa apertado e sem janelas, um calor que só Jesus na causa.
Mas amém... Vamos lá!
Chegamos a Nampula e ficamos hospedados na casa de uma família moçambicana, que nos atendeu muito bem, a dona da casa tem um testemunho muito lindo que vou compartilhar na outra publicação.
Fomos recebidos pelo PR local com muito carinho, almoçamos e dormimos um pouco, deixamos a Ju e o Cadu brincando com as crianças da casa e fomos conhecer o trabalho que o Pr Ramos tem e a igreja que ele pastoreia.
O local bem precário.
Oramos com ele profetizando que Deus pode fazer algo especial na vida dele e ministério.
Na saída conhecemos um casal de brasileiros, nossa como é bom conhecer pessoas da nossa pátria, nos levou para um jantar em sua casa com outros brasileiros. Deus é fiel, imagine o que era o jantar.... CHURRASCO!!!HEHEHEHEHEHE
Comemos muito....
Deus é tão maravilhoso que esse mesmo casal nos levou de volta para Nampula para subirmos ônibus de volta para casa.
Louvamos a Deus pelo cuidado dele, a volta foi maravilhosa, foi mais rápida e mais confortável, voltamos na empresa TCO. Deus cuidou de nós, a temperatura estava melhor. Desde que chegamos está chovendo muito aqui no Dondo.
Ah não podemos esquecer, comemos churros com os brasileiros de Nacala... Deus é bom demais!

Projeto Njira

Objetivo: Acompanhar as meninas na idade de 11 a 18 anos, através de grupo de discipulado, ensinar a fazer artesanato com materiais locais, afim de dar oportunidade de ter uma renda para continuar a estudar. E conscientizar as meninas e seus familiares que o casamento prematuro não é a melhor opção para independência financeira dos pais. Estaremos combatendo o casmento prematuro, proliferação do HIV e motivando-as a uma carreira acadêmica. Njira é uma palavra em dialeto massena que significa caminhos.

Associação Comunitária Vinde

É uma associação sem fins lucrativos que visa o bem estar das crianças, atuamos na comunidade do Mandruzi - Dondo, onde estamos construindo nossa sede.

43% das crianças de 0-5 anos sofrem de desnutrição crónica.

53% da população bebe água de fontes melhoradas .

39% da população ainda pratica a fecalismo a céu aberto.

Moçambique tem a 8ª prevalência de HIV mais elevada do mundo.

Dois estudos mais recentes, que tiveram lugar em zonas seleccionadas do Centro e do Norte do país, confi rmam que o grau de aprendizagem é muito fraco.

Metade das crianças menores de 5 anos ainda não estão registadas, o que representa uma violação nítida de um dos mais básicos direitos humanos.

Moçambique tem uma das taxas de casamento prematuro (de menores de 18 anos) mais altas do mundo, violando um dos direitos de protecção mais fundamentais (e violando também a lei moçambicana).

E por isso e por outros motivos que estamos atuando em Moçambique, os dados nas zonas rurais são piores.
A nossa organização ainda contribuem com o governo no avanço de medidas preventivas para combater o HIV, malária e outras doenças prevenivéis.

Juntos somos mais forte!

Quer saber mais sobre a nossa organização?
Contato: matriju@hotmail.com

Arquivo do blog

Total de visualizações de página