segunda-feira, 25 de junho de 2012

37 ANOS DE INDEPENDENCIA


Saudações!


Hoje estamos comemorando 37 anos de libertação de Moçambique... 

Um Pouco da História...  

Moçambique é um país da África Austral, situado na costa do Oceano Índico, com cerca de 20 milhões de habitantes (2004). Foi uma colónia portuguesa, que se tornou independente em 25 de Junho de 1975.
A história de Moçambique encontra-se documentada pelo menos a partir do século X, quando um estudioso viajante árabe, Al-Masudi descreveu uma importante actividade comercial entre as nações da região do Golfo Pérsico e os "Zanj" (os negros) da "Bilad as Sofala", que incluía grande parte da costa norte e centro do actual Moçambique.
No entanto, vários achados arqueológicos permitem caracterizar a "pré-história" de Moçambique (antes da escrita) por muitos séculos antes. Provavelmente o evento mais importante dessa pré-história terá sido a fixação nesta região dos povos bantu que, não só eram agricultores, mas introduziram aqui a metalurgia do ferro, entre os séculos I a IV.
A penetração portuguesa em Moçambique, iniciada no início do século XVI, só em 1885 - com a partilha de África pelas potências europeias durante a Conferência de Berlim - se transformou numa ocupação militar, ou seja, na submissão total dos estados ali existentes, que levou, nos inícios do século XX a uma verdadeira administração colonial.
Depois de uma guerra de libertação que durou cerca de 10 anos, Moçambique tornou-se independente em 25 de Junho de 1975.http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_de_Mo%C3%A7ambique

Necessidades de hoje...

Chegamos aqui em Moçambique no dia 4 de novembro de 2007, e com muita alegria podemos testemunhar o crescimento deste país. 
Moramos na região centro, na cidade de Dondo, antes um distrito e hoje já é considerado uma cidade. Está situada na província de Sofala.
Hoje podemos celebrar com o povo moçambicano pela libertação colonial dos portugueses.
Mas Moçambique ainda precisa de muitas coisas, apesar do crescimento visível, o povo ainda precisa de SAÚDE, EDUCAÇÃO, LAZER e MAIS DE DEUS.
Tire o dia de hoje para profetizar que continue a PAZ em Moçambique, hoje o partido mais forte está comemorando 50 anos, e está há anos no poder.
Ore por esta linda nação, pelos DIREITOS DAS CRIANÇAS, MULHERES MAIS VALORIZADAS E RESPEITADAS, VIÚVAS E ÓRFÃOS MAIS ASSISTIDAS E OS IDOSOS PROTEGIDOS.
Oramos também por libertação de mente do povo moçambicano, que sejam a cada dia livre dos homens e dependente a cada dia mais de DEUS.

PARABÉNS MOÇAMBICANOS!



Nenhum comentário:

Projeto Njira

Projeto Njira
Objetivo: Acompanhar as meninas na idade de 11 a 18 anos, através de grupo de discipulado, ensinar a fazer artesanato com materiais locais, afim de dar oportunidade de ter uma renda para continuar a estudar. E conscientizar as meninas e seus familiares que o casamento prematuro não é a melhor opção para independência financeira dos pais. Estaremos combatendo o casmento prematuro, proliferação do HIV e motivando-as a uma carreira acadêmica. Njira é uma palavra em dialeto massena que significa caminhos.

Associação Comunitária Vinde

É uma associação sem fins lucrativos que visa o bem estar das crianças, atuamos na comunidade do Mandruzi - Dondo, onde estamos construindo nossa sede.

43% das crianças de 0-5 anos sofrem de desnutrição crónica.

53% da população bebe água de fontes melhoradas .

39% da população ainda pratica a fecalismo a céu aberto.

Moçambique tem a 8ª prevalência de HIV mais elevada do mundo.

Dois estudos mais recentes, que tiveram lugar em zonas seleccionadas do Centro e do Norte do país, confi rmam que o grau de aprendizagem é muito fraco.

Metade das crianças menores de 5 anos ainda não estão registadas, o que representa uma violação nítida de um dos mais básicos direitos humanos.

Moçambique tem uma das taxas de casamento prematuro (de menores de 18 anos) mais altas do mundo, violando um dos direitos de protecção mais fundamentais (e violando também a lei moçambicana).

http://sitan.unicef.org.mz/files/UNICEF_FULL_Situacao-das-Criancas-em-Mocambique_Portugues.pdf

E por isso e por outros motivos que estamos atuando em Moçambique, os dados nas zonas rurais são piores.
A nossa organização ainda contribuem com o governo no avanço de medidas preventivas para combater o HIV, malária e outras doenças prevenivéis.

Juntos somos mais forte!

Quer saber mais sobre a nossa organização?
Contato: matriju@hotmail.com

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

Seguidores