sexta-feira, 9 de março de 2012

Projeto Gesto de Esperança

O Projeto Gesto de Esperança que funciona dentro do hospital do Dondo em Moçambique está a todo vapor, louvamos a Deus pela oportunidade de conhecer estas pessoas e poder levar um pouco de conforto, alimentação e aconselhamento.
Ser portadores do vírus HIV é difícil em qualquer parte do mundo, aqui em Moçambique não é diferente.
O preconceito ainda é muito forte.
Muitos aqui ainda não encaram a doença como uma epidemia transmitida por via sexual ou transfusão, mais a maior forma de contaminação aqui é por parte sexual e na gestação.
Muitos ainda acham que a contaminação é feita através de feitiços.
Oramos para que Deus mude a forma dos moçambicanos de encarar essa doença, e oramos para que venha santidade na vida dos jovens, acabem a poligamia e que o futuro de Moçambique seja sem HIV.
O que me marcou nessa quarta feira, numa das nossas reuniões foi que uma das mães tem elefantíase nas pernas, e no momento de louvor cantamos e dançamos, e essa mulher dançava com toda força!
Fiquei admirando-a e pensando, muitas vezes não temos vontade de dançar na presença de Deus, apenas se mexer, afinal dançar não é meu forte...rsrsrs.
Quantas vezes deixamos problemas tão pequenos nos abater e impedir de nos levantar e adorar a Deus. E essa mulher com vírus, elefantíase e dançando na presença de Deus.
Nossa como me alegrei....

Nenhum comentário:

Projeto Njira

Projeto Njira
Objetivo: Acompanhar as meninas na idade de 11 a 18 anos, através de grupo de discipulado, ensinar a fazer artesanato com materiais locais, afim de dar oportunidade de ter uma renda para continuar a estudar. E conscientizar as meninas e seus familiares que o casamento prematuro não é a melhor opção para independência financeira dos pais. Estaremos combatendo o casmento prematuro, proliferação do HIV e motivando-as a uma carreira acadêmica. Njira é uma palavra em dialeto massena que significa caminhos.

Associação Comunitária Vinde

É uma associação sem fins lucrativos que visa o bem estar das crianças, atuamos na comunidade do Mandruzi - Dondo, onde estamos construindo nossa sede.

43% das crianças de 0-5 anos sofrem de desnutrição crónica.

53% da população bebe água de fontes melhoradas .

39% da população ainda pratica a fecalismo a céu aberto.

Moçambique tem a 8ª prevalência de HIV mais elevada do mundo.

Dois estudos mais recentes, que tiveram lugar em zonas seleccionadas do Centro e do Norte do país, confi rmam que o grau de aprendizagem é muito fraco.

Metade das crianças menores de 5 anos ainda não estão registadas, o que representa uma violação nítida de um dos mais básicos direitos humanos.

Moçambique tem uma das taxas de casamento prematuro (de menores de 18 anos) mais altas do mundo, violando um dos direitos de protecção mais fundamentais (e violando também a lei moçambicana).

http://sitan.unicef.org.mz/files/UNICEF_FULL_Situacao-das-Criancas-em-Mocambique_Portugues.pdf

E por isso e por outros motivos que estamos atuando em Moçambique, os dados nas zonas rurais são piores.
A nossa organização ainda contribuem com o governo no avanço de medidas preventivas para combater o HIV, malária e outras doenças prevenivéis.

Juntos somos mais forte!

Quer saber mais sobre a nossa organização?
Contato: matriju@hotmail.com

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

Seguidores