Você sabia???
- A videira normalmente frutifica em ramos do ano que se desenvolvem de sarmentos do ano anterior.
- O ramo que proporcionou um broto frutífero não produz novamente, por isso deve ser substituído por outro que ainda não tenha produzido. A preocupação deve ser o presente (próxima safra), mas não se pode esquecer o futuro (safras subseqüentes).
- A frutificação é em geral inversa ao vigor, pois a produção de uva reduz a capacidade da videira para a próxima safra ou safras. As videiras com altas produções apresentam menos vigor e terão menores produtividades no ano seguinte ou nos anos seguintes.
- O vigor individual dos ramos de uma videira é inversamente proporcional ao seu número.
- Quanto mais o ramo se aproximar da posição vertical, maior será o seu vigor. A brotação se inicia pelas gemas das pontas das varas ou esporões (brotação mais precoce e mais vigorosa); as gemas da parte mediana e da base das varas brotam posteriormente. A curvatura da vara, as amarrações e o uso de reguladores de crescimento alteram essa dominância.
- Uma videira só tem condições de nutrir e maturar de forma eficaz uma determinada quantidade de frutos.
- Os ramos mais afastados do tronco são, em igualdade de condições, os mais vigorosos. As gemas mais afastadas da base do ramo têm, em geral, maior fertilidade.
- O tamanho e o peso dos cachos, nas mesmas condições de cultivar, solo, clima e poda, aumentam quando se faz desbaste de cachos após o pegamento do fruto.
- Qualquer que seja o sistema de poda aplicado, o viticultor deverá vigiar para que a futura área foliar e a produção tenham as melhores condições de aeração, calor e luminosidade.
- Para continuar um braço se elegerá o sarmento situado mais baixo e mais próximo da base.
Fui muito ministrada por Deus lendo o livro de João Cap 15
É assim mesmo que precisamos ser a cada dia, podados por Deus, afim de darmos mais frutos para Deus.
O sistema de poda é doloroso, e eu estava passando por isso.
Deus já tinha feito muitas promessas para minha vida familiar, ministério, etc... tudo que viemos a fazer e ser é para dar frutos para Deus, em nenhum momento podemos ter outro objetivo. Mas as coisas deste mundo tenta nos tirar do foco daquilo que Deus tem para nós.
Muitas vezes já estamos tão acostumados com o que fazemos, com os frutos que temos apresentados, só que esquecemos que Deus tem sempre mais.
O que fizemos durante o ano fica, mas não podemos esperar menos ou igual para o próximo ano, eu acredito que Deus fica naquela expectativa de nós oferecer mais a ele, de querer mais dele.
Os frutos não dão no caule principal, mas sim nos ramos, nós que precisamos dar estes frutos para a glória de Deus.
Amados essa palavra me marcou em relação ao crescimento da Vinde, eu preciso a cada dia permanecer em Deus para que isso possa acontecer...
Fiz um dia de entrega e entreguei tudo nas mãos, daquele que é digno!
Nenhum comentário:
Postar um comentário