quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

PROGRAMA DA ESCOLA EM MOÇAMBIQUE


PROJETOS PARA PLANEJAMENTOS DAS AULAS 2012



SEMANA DE ADAPTAÇÃO – 06 a 10 de fevereiro 2012

Objetivo: Conhecer as dependências da escola, funcionários e os amigos.

Atividades:
·         Brincadeiras
·         Conhecendo os nomes das crianças.
·         Conhecendo a família das crianças
·         Músicas
·         Histórias

Observação: Faça crachás para as crianças, confeccione peixinhos, flores, tudo que fizemos no ano passado para ajudar e motivar as crianças a reconhecer a escrita do nome delas.
Utilize cartolinas, faça tudo com muito capricho.
Durante essa semana ensine as crianças as canções de rotina da escola( a música do bom dia, do tempo, da merenda, para lavar as mãos, o hino nacional, e fazer orações( quando chega na sala, para merendar, na hora de ir embora).

                                                             PROJETO PARA O 1º BIMESTRE        

       
Período: Fevereiro e Março
Avaliação: Abril

PROJETO EU SOU ESPECIAL       
    
  1. Temas de aulas ciência:

  • ·         Conhecendo o corpo(observando as diferenças fisícas).
  • ·         Conhecendo as partes do corpo( cabeça, tronco, membros superiores : braço e mão; membros inferiores: pernas e pés).
  • ·         Os 5 sentidos( tato, paladar, alfato, audição, visão).
  •  

  1. Temas de aulas – Matemática

  • ·         Os numerais 0 a 5 – Leitura e escrita
  • ·         Dentro/fora,  em cima/embaixo,  alto/baixo,  grande/pequeno,  maior/menor,  mais/menos,  esquerda/direita

  1. Tema das aulas - Português

  • ·         As vogais – A E I O U – Leitura e escrita
  • ·         Escrita do nome Próprio
  • ·         Histórias ilustradas

  1. Temas das aulas – Estudos Sociais

  • ·         Eu e a Família
  • ·         Eu e a Comunidade
  • ·         Eu e a Escola
  • ·         Eu e o País

  1. Escola Bíblica:

  • ·         O amor de Deus – João 3.16
  • ·         O nascimento de Jesus – Mateus 1. 18-25
  • ·         A morte de Jesus – Mateus 27.38-56
  • ·         A ressurreição de Jesus – Mateus 28

OBJETIVO GERAL: Desenvolver as diferentes funções do corpo humano estimulando através de atividades físicas e motoras a atenção, percepção, a linguagem oral e a escrita, a coordenação, a lateralidade, criatividade, etc.

DESENVOLVIMENTO: Trabalhar as partes do corpo humano via músicas, fantoches, oficinas, pecinhas de teatro, confecção de murais, histórias, imitação, exercícios corporais, atividades de motricidade, espelho, brinquedo cantado, atividades oral e escrita, boneco articulado, expressões fisionômicas, jogos de habilidade (percursos, caminhada, pular em um pé só, andar/e ou corrida de saco, virar cambalhota, vestir e desvestir a roupa, jogo de adivinhações, jogo do morto vivo, estátua, contorno do próprio corpo com giz, produção textual, etc.

CULMINÂNCIA: Ao término do projeto, os alunos juntamente com a professora prepararão uma brincadeira com jogos cooperativos e exporão as atividades feitas durante o projeto.

ATIVIDADES RELACIONADAS AO PROJETO:
•Rodinhas com músicas sobre corpo humano; 
•Conversas informais enfatizando o tipo de cor de olhos, cabelos, pele.
•Indagar sobre as partes do corpo (onde fica tal coisa?), etc;
•Utilizar o espelho para a importância da percepção do seu EU.
• Medir o tamanho, peso e tamanho dos pés da turma e expor o resultado na sala.
• Elaborar frases/textos sobre o corpo humano;
• Escolha de um menino/menina para fazer o contorno do corpo em folha de papel caqui (as crianças ajudarão a enfeitar o coleguinha com olhos, nariz, boca, etc);
•Leitura de histórias;
•Cada criança pode fazer um desenho de si mesma;
• Fazer vários pezinhos para que as crianças “pisem” no caminho feito pela professora com o objetivo de aprimorarem a coordenação motora e o equilíbrio;
•Desenhar o contorno das mãozinhas;
• Historinhas com dedoches (cujo objetivo é melhorar a articulação das mãos e dedos para as atividades com lápis, tesouras, amassar papéis,etc);
•Confecção de gráficos para altura, peso e tamanho dos pés ;
•Confecção de boneco de jornal;


BRINCADEIRAS:

• O macaco mandou;
• Estátua;
• Amarelinha;
• Jogo de futebol, bolinhas de gude;
• Corrida de saco;
• Pique bandeira;
• Pular corda, etc;

MÚSICAS

• “A janelinha abre (movimento com as mãos)”;
• “Mãozinhas para trás esconder”;
• “Cabeça, ombro, joelho e pé” Xuxa;
• “Pedala, pedala, pedalinho”. Bia Bedran, etc;

PROJETO PARA O 2º BIMESTRE

Período: Abril e Maio
Avaliação: Junho

PROJETO A NATUREZA
  1. Temas de aula - Ciência

·         O que são os seres vivos?
·         As plantas
·         Parte das plantas
·         Desenvolvimento da planta ( o que é necessário) e (processo da germinação)
·         Cuidados na higienização dos legumes, verduras e frutas
·         Valores nutritivos
·         Criar uma horta e cuidar dela.                                                     
Observar o desenvolvimento de um ser vivo.       
·         Valorizar o meio ambiente.
·         Saber se alimentar bem.
·          Saber higienizar os alimentos.

  1. Temas de aula – Matemática

·         Os numerais de 5 a 10 – Leitura e escrita
·         Conjunto vazio e unitário
·         As cores (azul, verde, amarelo, vermelho)
·         Formas geométricas ( quadrado, circulo, retângulo, triângulo)

  1. Temas de aula – Português

·         Escrita do nome próprio
·         Junção das vogais – AI EU OI AU UI EU – Leitura e identificação
·         Observação de pequenos textos

  1. Temas de aula -  Estudos sociais

·         Meios de comunicação
·         Meios de transportes
·         O continente africano

  1. Escola Bíblica:

·         A criação – Gn 1 e 2
·         Os milagres de Jesus – Os evangelhos ( Transformação da água em vinho; a multiplicação dos pães, a cura do paralitico, o homem de Cafarnaum; A mulher com hemorragia).
·         A coragem de Davi até seu reinado.
·         A história de Paulo

OBJETIVO GERAL: Desenvolver interesse de conhecer as plantas e aproveitar os alimentos através de atividades práticas  e desenvolvendo a observação, percepção, a linguagem oral e a escrita, a coordenação, a lateralidade, criatividade, etc.

DESENVOLVIMENTO: Trabalhar o tema sobre a natureza via músicas, fantoches, oficinas, pecinhas de teatro, confecção de murais, histórias, imitação, exercícios corporais, atividades de motricidade, espelho, brinquedo cantado, atividades oral e escrita, boneco articulado, expressões fisionômicas, jogos de habilidade, produção textual, etc.

CULMINÂNCIA: Ao término do projeto, os alunos juntamente com a professora prepararão uma brincadeira com jogos cooperativos e exporão as atividades feitas durante o projeto.

ATIVIDADES RELACIONADAS AO PROJETO: Ver apostilas sobre jogos e brincadeiras.

 ______________________________________________________________________________

PROJETO PARA O 3º BIMESTRE
Período: Junho e Julho
Avaliação: Agosto

PROJETO OS ANIMAIS

  1. Temas de aula - Ciência

  • ·         Como são os animais.
  • ·         Como vivem os animais.
  • ·         Os animais : seres vivos.

·         Como são classificados os animais: Selvagens/ Domésticos e Úteis/nocivos  /// mamíferos, peixes, aves, anfíbios e repteis
                  
  1. Temas de aula – Matemática

·         Leitura dos numerais de 10 a 20
·         Sinais de + e – ( somar e subtrair)
·         Reconhecer Unidade, Dezena e Centena
·         Moeda: Meticais

  1. Temas de aula – Português

·         Escrita do nome próprio
·         Leitura do Alfabeto
·         Reconhecer as letras do alfabeto
·         Trabalhar pequenos textos

  1. Escola Bíblica:

·         A arca de Noé
·         O chamado de Samuel
·         O profeta Elias e Eliseu
·         As parábolas ( O bom samaritano, dracma perdida, ovelha perdida, semeador, trigo e jóio)

OBJETIVO GERAL:  Desenvolver a criatividade, desenvolvimento-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.

DESENVOLVIMENTO: Trabalhar o tema sobre os animais via músicas, fantoches, oficinas, pecinhas de teatro, confecção de murais, histórias, imitação, exercícios corporais, atividades de motricidade, espelho, brinquedo cantado, atividades oral e escrita, boneco articulado, expressões fisionômicas, jogos de habilidade, produção textual, etc.

CULMINÂNCIA: Ao término do projeto, os alunos juntamente com a professora prepararão uma brincadeira com jogos cooperativos e exporão as atividades feitas durante o projeto.

ATIVIDADES RELACIONADAS AO PROJETO: Ver apostilas sobre jogos e brincadeiras.

Algumas atividades que podem ser feita:
• Desenhos para colorir utilizando diversos recursos;
• Recorte e colagem;
• Modelagem de animais; 
• Músicas e poesia; 
• Dobradura;
• Exibir vídeos sobre animais;
• Montagem de murais; 
• Brincadeiras dirigidas;
• Mensagens;
• Leitura, pelo educador, de diferentes histórias que envolvam animais. 


PROJETO PARA O 4º BIMESTRE
Período: Setembro e outubro
Avaliação: Outubro

PROJETO MOÇAMBIQUE – ( CADA EQUIPE VAI TRABALHAR NA SUA ZONA – JOCUM E ARCO ÍRIS)
  1. Temas de aula – Estudos sociais

  • ·         Identificar os símbolos de Moçambique
  • ·         Pintar a bandeira, reconhecendo símbolo e cores.
  • ·         Quais os problemas existentes na minha comunidade.
  • ·         O que tem de benefícios na minha comunidade.
  • ·         Qual é o meu papel.
  • ·         O que podemos fazer para mudar a situação.

  1. Temas de aula – Português

  • ·         Escrita do nome Próprio
  • ·         Revisão dos conceitos já estudados.

  1. Temas de aula – Matemática

  • ·         Revisão dos conceitos já estudados.
  • ·         Leitura dos numerais de 0 a 20.

  1. Temas de aula – Ciência

  • ·         Revisão dos conceitos já estudados.

  1. Escola Bíblica:

·         A rainha Ester
·         A História de Samuel
·         O rei Saul
·         Gideão

OBJETIVO GERAL: Desenvolver senso crítico e vontade de poder fazer algo para sua comunidade sem interesses pessoais, mas comum a comunidade. Com isso trabalhar a  percepção, a linguagem oral e a escrita, a coordenação, a lateralidade, criatividade, etc.

DESENVOLVIMENTO: Trabalhar o tema  via músicas, fantoches, oficinas, pecinhas de teatro, confecção de murais, histórias, imitação, exercícios corporais, atividades de motricidade, espelho, brinquedo cantado, atividades oral e escrita, boneco articulado, expressões fisionômicas, jogos de habilidade, produção textual, etc.

CULMINÂNCIA: Ao término do projeto, os alunos juntamente com a professora prepararão uma brincadeira com jogos cooperativos e exporão as atividades feitas durante o projeto.

ATIVIDADES RELACIONADAS AO PROJETO: Ver apostilas sobre jogos e brincadeiras.

As datas festivas
FEVEREIRO





MARÇO
ABRIL
MAIO
JUNHO
JULHO




AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO



Por favor coloquem os dias dentro do mês.

COMO DEVERÃO SER FEITO OS PLANOS DE AULA:

Observação: Fazem no rascunho, depois que sentarmos junto vocês passam para o caderno.
O plano deverá ser assim: EXEMPLO

Hoje é: ___/___/___                               Diga o dia da semana:......
Semana de adaptação
As atividades
O que vai fazer?
Como vai ser feita?
Avaliação

Quando estiver fazendo do Bimestre deverá ser assim:

Hoje é: ___/___/___                               Diga o dia da semana:......

PROJETO DO 1º BIMESTRE – EU SOU ESPECIAL

Aula de português: Escrita do nome próprio
Você deverá colocar o tema da aula que será dado e a disciplina)

As atividades

O que vai fazer?  É para anotar que tipo de atividade você vai fazer. Exemplo: Escrever os nomes das crianças na maçã
Como vai ser feita?É para você explicar como vai ser feita a atividade. Vou escrever o nome de cada criança dentro da maça e chamar um nome de cada vez para que elas aprendam identificar e color na arvore que está desenhada no quadro de giz.

Avaliação: Somente 5 crianças conseguiu identificar o nome.

Educadores entendeu?
Esse modelo deverá ser feito a cada tema de aula.

Não se esqueçam!!!!!!!

As aulas de Escola Bíblica, português e matemática deverão ser dadas todos os dia.
Ciências somente dia de terça feira.
Estudos Sociais dia de Quinta.
Artes plásticas( fazer uma técnica de pintura, recorte e colagem diferente, leituras e dramatizações )  e Educação física ( brincadeiras) dia de sexta feira.



Bjos em todos!


Patricia Teixeira



Nenhum comentário:

Projeto Njira

Projeto Njira
Objetivo: Acompanhar as meninas na idade de 11 a 18 anos, através de grupo de discipulado, ensinar a fazer artesanato com materiais locais, afim de dar oportunidade de ter uma renda para continuar a estudar. E conscientizar as meninas e seus familiares que o casamento prematuro não é a melhor opção para independência financeira dos pais. Estaremos combatendo o casmento prematuro, proliferação do HIV e motivando-as a uma carreira acadêmica. Njira é uma palavra em dialeto massena que significa caminhos.

Associação Comunitária Vinde

É uma associação sem fins lucrativos que visa o bem estar das crianças, atuamos na comunidade do Mandruzi - Dondo, onde estamos construindo nossa sede.

43% das crianças de 0-5 anos sofrem de desnutrição crónica.

53% da população bebe água de fontes melhoradas .

39% da população ainda pratica a fecalismo a céu aberto.

Moçambique tem a 8ª prevalência de HIV mais elevada do mundo.

Dois estudos mais recentes, que tiveram lugar em zonas seleccionadas do Centro e do Norte do país, confi rmam que o grau de aprendizagem é muito fraco.

Metade das crianças menores de 5 anos ainda não estão registadas, o que representa uma violação nítida de um dos mais básicos direitos humanos.

Moçambique tem uma das taxas de casamento prematuro (de menores de 18 anos) mais altas do mundo, violando um dos direitos de protecção mais fundamentais (e violando também a lei moçambicana).

http://sitan.unicef.org.mz/files/UNICEF_FULL_Situacao-das-Criancas-em-Mocambique_Portugues.pdf

E por isso e por outros motivos que estamos atuando em Moçambique, os dados nas zonas rurais são piores.
A nossa organização ainda contribuem com o governo no avanço de medidas preventivas para combater o HIV, malária e outras doenças prevenivéis.

Juntos somos mais forte!

Quer saber mais sobre a nossa organização?
Contato: matriju@hotmail.com

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

Seguidores