PROJETOS PARA PLANEJAMENTOS DAS AULAS 2012
SEMANA DE ADAPTAÇÃO – 06 a 10 de fevereiro 2012
Objetivo: Conhecer as dependências da escola,
funcionários e os amigos.
Atividades:
·
Brincadeiras
·
Conhecendo os nomes das crianças.
·
Conhecendo a família das crianças
·
Músicas
·
Histórias
Observação: Faça crachás para as crianças, confeccione peixinhos,
flores, tudo que fizemos no ano passado para ajudar e motivar as crianças a
reconhecer a escrita do nome delas.
Utilize cartolinas, faça tudo
com muito capricho.
Durante essa semana ensine as
crianças as canções de rotina da escola( a música do bom dia, do tempo, da
merenda, para lavar as mãos, o hino nacional, e fazer orações( quando chega na
sala, para merendar, na hora de ir embora).
Período: Fevereiro e Março
Avaliação: Abril
PROJETO EU SOU ESPECIAL
- Temas de aulas ciência:
- · Conhecendo o corpo(observando as diferenças fisícas).
- · Conhecendo as partes do corpo( cabeça, tronco, membros superiores : braço e mão; membros inferiores: pernas e pés).
- · Os 5 sentidos( tato, paladar, alfato, audição, visão).
- Temas de aulas – Matemática
- · Os numerais 0 a 5 – Leitura e escrita
- · Dentro/fora, em cima/embaixo, alto/baixo, grande/pequeno, maior/menor, mais/menos, esquerda/direita
- Tema das aulas - Português
- · As vogais – A E I O U – Leitura e escrita
- · Escrita do nome Próprio
- · Histórias ilustradas
- Temas das aulas – Estudos Sociais
- · Eu e a Família
- · Eu e a Comunidade
- · Eu e a Escola
- · Eu e o País
- Escola Bíblica:
- · O amor de Deus – João 3.16
- · O nascimento de Jesus – Mateus 1. 18-25
- · A morte de Jesus – Mateus 27.38-56
- · A ressurreição de Jesus – Mateus 28
OBJETIVO GERAL: Desenvolver as
diferentes funções do corpo humano estimulando através de atividades físicas e
motoras a atenção, percepção, a linguagem oral e a escrita, a coordenação, a
lateralidade, criatividade, etc.
DESENVOLVIMENTO: Trabalhar as partes do corpo humano via músicas, fantoches, oficinas, pecinhas de teatro, confecção de murais, histórias, imitação, exercícios corporais, atividades de motricidade, espelho, brinquedo cantado, atividades oral e escrita, boneco articulado, expressões fisionômicas, jogos de habilidade (percursos, caminhada, pular em um pé só, andar/e ou corrida de saco, virar cambalhota, vestir e desvestir a roupa, jogo de adivinhações, jogo do morto vivo, estátua, contorno do próprio corpo com giz, produção textual, etc.
CULMINÂNCIA: Ao término do projeto, os alunos juntamente com a professora prepararão uma brincadeira com jogos cooperativos e exporão as atividades feitas durante o projeto.
ATIVIDADES RELACIONADAS AO PROJETO:
•Rodinhas com músicas sobre
corpo humano;
•Conversas informais
enfatizando o tipo de cor de olhos, cabelos, pele.
•Indagar sobre as partes do corpo (onde fica tal coisa?), etc;
•Indagar sobre as partes do corpo (onde fica tal coisa?), etc;
•Utilizar o espelho para a
importância da percepção do seu EU.
• Medir o tamanho, peso e
tamanho dos pés da turma e expor o resultado na sala.
• Elaborar frases/textos sobre o corpo humano;
• Elaborar frases/textos sobre o corpo humano;
• Escolha de um menino/menina
para fazer o contorno do corpo em folha de papel caqui (as crianças ajudarão a
enfeitar o coleguinha com olhos, nariz, boca, etc);
•Leitura de histórias;
•Cada criança pode fazer um
desenho de si mesma;
• Fazer vários pezinhos para
que as crianças “pisem” no caminho feito pela professora com o objetivo de
aprimorarem a coordenação motora e o equilíbrio;
•Desenhar o contorno das
mãozinhas;
• Historinhas com dedoches
(cujo objetivo é melhorar a articulação das mãos e dedos para as atividades com
lápis, tesouras, amassar papéis,etc);
•Confecção de gráficos para
altura, peso e tamanho dos pés ;
•Confecção de boneco de
jornal;
BRINCADEIRAS:
• O macaco mandou;
• Estátua;
• Amarelinha;
• Jogo de futebol, bolinhas de gude;
• Corrida de saco;
• Pique bandeira;
• Pular corda, etc;
MÚSICAS
• “A janelinha abre (movimento com as mãos)”;
• “Mãozinhas para trás esconder”;
• “Cabeça, ombro, joelho e pé” Xuxa;
• “Pedala, pedala, pedalinho”. Bia Bedran, etc;
PROJETO PARA O 2º BIMESTRE
Período: Abril e Maio
Avaliação: Junho
PROJETO A NATUREZA
- Temas de aula - Ciência
·
O que são os seres vivos?
·
As plantas
·
Parte das plantas
·
Desenvolvimento da planta ( o que é necessário)
e (processo da germinação)
·
Cuidados na higienização dos legumes, verduras e
frutas
·
Valores nutritivos
·
Criar uma horta e cuidar dela.
Observar o desenvolvimento de um ser vivo.
Observar o desenvolvimento de um ser vivo.
·
Valorizar o meio ambiente.
·
Saber se alimentar bem.
·
Saber higienizar os alimentos.
- Temas de aula – Matemática
·
Os numerais de 5
a 10 – Leitura e escrita
·
Conjunto vazio e
unitário
·
As cores (azul,
verde, amarelo, vermelho)
·
Formas
geométricas ( quadrado, circulo, retângulo, triângulo)
- Temas de aula – Português
·
Escrita do nome
próprio
·
Junção das vogais
– AI EU OI AU UI EU – Leitura e identificação
·
Observação de
pequenos textos
- Temas de aula - Estudos sociais
·
Meios de
comunicação
·
Meios de
transportes
·
O continente
africano
- Escola Bíblica:
·
A criação – Gn 1 e 2
·
Os milagres de Jesus – Os evangelhos (
Transformação da água em vinho; a multiplicação dos pães, a cura do paralitico,
o homem de Cafarnaum; A mulher com hemorragia).
·
A coragem de Davi até seu reinado.
·
A história de Paulo
OBJETIVO GERAL: Desenvolver
interesse de conhecer as plantas e aproveitar os alimentos através de
atividades práticas e desenvolvendo a observação,
percepção, a linguagem oral e a escrita, a coordenação, a lateralidade,
criatividade, etc.
DESENVOLVIMENTO: Trabalhar o tema sobre a natureza via músicas, fantoches, oficinas, pecinhas de teatro, confecção de murais, histórias, imitação, exercícios corporais, atividades de motricidade, espelho, brinquedo cantado, atividades oral e escrita, boneco articulado, expressões fisionômicas, jogos de habilidade, produção textual, etc.
CULMINÂNCIA: Ao término do projeto, os alunos juntamente com a professora prepararão uma brincadeira com jogos cooperativos e exporão as atividades feitas durante o projeto.
ATIVIDADES RELACIONADAS AO PROJETO: Ver apostilas sobre jogos e brincadeiras.
PROJETO PARA O 3º BIMESTRE
Período: Junho e Julho
Avaliação: Agosto
PROJETO OS ANIMAIS
- Temas de aula - Ciência
- · Como são os animais.
- · Como vivem os animais.
- · Os animais : seres vivos.
·
Como são classificados os animais: Selvagens/
Domésticos e Úteis/nocivos ///
mamíferos, peixes, aves, anfíbios e repteis
- Temas de aula – Matemática
·
Leitura dos numerais de 10 a 20
·
Sinais de + e – ( somar e subtrair)
·
Reconhecer Unidade, Dezena e Centena
·
Moeda: Meticais
- Temas de aula – Português
·
Escrita do nome próprio
·
Leitura do Alfabeto
·
Reconhecer as letras do alfabeto
·
Trabalhar pequenos textos
- Escola Bíblica:
·
A arca de Noé
·
O chamado de Samuel
·
O profeta Elias e Eliseu
·
As parábolas ( O bom samaritano, dracma perdida,
ovelha perdida, semeador, trigo e jóio)
OBJETIVO GERAL: Desenvolver a criatividade,
desenvolvimento-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a
percepção auditiva e visual da criança.
DESENVOLVIMENTO: Trabalhar o tema sobre os animais via músicas, fantoches, oficinas, pecinhas de teatro, confecção de murais, histórias, imitação, exercícios corporais, atividades de motricidade, espelho, brinquedo cantado, atividades oral e escrita, boneco articulado, expressões fisionômicas, jogos de habilidade, produção textual, etc.
CULMINÂNCIA: Ao término do projeto, os alunos juntamente com a professora prepararão uma brincadeira com jogos cooperativos e exporão as atividades feitas durante o projeto.
ATIVIDADES RELACIONADAS AO PROJETO: Ver apostilas sobre jogos e brincadeiras.
Algumas atividades que
podem ser feita:
• Desenhos para colorir utilizando diversos recursos;
• Recorte e colagem;
• Modelagem de animais;
• Músicas e poesia;
• Dobradura;
• Exibir vídeos sobre animais;
• Montagem de murais;
• Brincadeiras dirigidas;
• Mensagens;
• Leitura, pelo educador, de diferentes histórias que envolvam animais.
• Desenhos para colorir utilizando diversos recursos;
• Recorte e colagem;
• Modelagem de animais;
• Músicas e poesia;
• Dobradura;
• Exibir vídeos sobre animais;
• Montagem de murais;
• Brincadeiras dirigidas;
• Mensagens;
• Leitura, pelo educador, de diferentes histórias que envolvam animais.
PROJETO PARA O 4º BIMESTRE
Período: Setembro e outubro
Avaliação: Outubro
PROJETO MOÇAMBIQUE – ( CADA EQUIPE
VAI TRABALHAR NA SUA ZONA – JOCUM E ARCO ÍRIS)
- Temas de aula – Estudos sociais
- · Identificar os símbolos de Moçambique
- · Pintar a bandeira, reconhecendo símbolo e cores.
- · Quais os problemas existentes na minha comunidade.
- · O que tem de benefícios na minha comunidade.
- · Qual é o meu papel.
- · O que podemos fazer para mudar a situação.
- Temas de aula – Português
- · Escrita do nome Próprio
- · Revisão dos conceitos já estudados.
- Temas de aula – Matemática
- · Revisão dos conceitos já estudados.
- · Leitura dos numerais de 0 a 20.
- Temas de aula – Ciência
- · Revisão dos conceitos já estudados.
- Escola Bíblica:
·
A rainha Ester
·
A História de
Samuel
·
O rei Saul
·
Gideão
OBJETIVO GERAL: Desenvolver
senso crítico e vontade de poder fazer algo para sua comunidade sem interesses
pessoais, mas comum a comunidade. Com isso trabalhar a percepção, a linguagem oral e a escrita, a
coordenação, a lateralidade, criatividade, etc.
DESENVOLVIMENTO: Trabalhar o tema via músicas, fantoches, oficinas, pecinhas de teatro, confecção de murais, histórias, imitação, exercícios corporais, atividades de motricidade, espelho, brinquedo cantado, atividades oral e escrita, boneco articulado, expressões fisionômicas, jogos de habilidade, produção textual, etc.
CULMINÂNCIA: Ao término do projeto, os alunos juntamente com a professora prepararão uma brincadeira com jogos cooperativos e exporão as atividades feitas durante o projeto.
ATIVIDADES RELACIONADAS AO PROJETO: Ver apostilas sobre jogos e brincadeiras.
As datas festivas
FEVEREIRO
|
MARÇO
|
ABRIL
|
MAIO
|
JUNHO
|
JULHO
|
AGOSTO
|
SETEMBRO
|
OUTUBRO
|
Por favor coloquem os dias dentro do mês.
|
COMO
DEVERÃO SER FEITO OS PLANOS DE AULA:
Observação: Fazem no rascunho, depois que sentarmos junto
vocês passam para o caderno.
O plano deverá ser assim: EXEMPLO
Hoje é: ___/___/___ Diga o dia da
semana:......
Semana de adaptação
As atividades
O que vai fazer?
Como vai ser feita?
Avaliação
Quando estiver fazendo do Bimestre deverá ser assim:
Hoje é: ___/___/___ Diga o dia da
semana:......
PROJETO DO
1º BIMESTRE – EU SOU ESPECIAL
Aula de português: Escrita do nome próprio
Você deverá colocar o tema da aula que será dado e a
disciplina)
As atividades
O que vai fazer? É
para anotar que tipo de atividade você vai fazer. Exemplo: Escrever os nomes
das crianças na maçã
Como vai ser feita?É para você explicar como vai ser
feita a atividade. Vou escrever o nome de cada criança dentro da maça e chamar
um nome de cada vez para que elas aprendam identificar e color na arvore que
está desenhada no quadro de giz.
Avaliação: Somente 5 crianças conseguiu identificar o
nome.
Educadores entendeu?
Esse modelo deverá ser feito a cada tema de aula.
Não se esqueçam!!!!!!!
As aulas de Escola Bíblica, português e matemática
deverão ser dadas todos os dia.
Ciências somente dia de terça feira.
Estudos Sociais dia de Quinta.
Artes plásticas( fazer uma técnica de pintura, recorte e
colagem diferente, leituras e dramatizações )
e Educação física ( brincadeiras) dia de sexta feira.
Bjos em todos!
Patricia Teixeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário