quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Um ano em Africa - Ebenezer ...

Estamos comemorando um ano em África, comemoramos o cumprimento das promessas do Senhor em nossas vidas.

Mais uma vez este Deus maravilhoso a quem nós servimos mostra sua fidelidade, e estamos alegre por servir este Deus fiel, maravilhoso, Princípe da Paz, Deus forte, Pai da eternidade... e tantos outros adjetivos que poderiamos ficar aki citando.

Nesta carta de um ano queremos relembrar algumas palavras e promessas que Deus nos fez e compartilhar o que o Senhor tem nos direcionado.

Assim que chegamos aki em Moçambique a palavra que Deus nos deu foi que estamos entrando na terra prometida e esta terra mana leite e mel... quando nós recebemos uma palavra desta a nossa tendência é achar que estaríamos num paraíso, e aí começaram a sessão de roubos em nossa casa, em cinco meses fomos roubados umas sete vezes... Nos sentimos desprotegido na terra que Deus nos tinha anunciado como promessa.

Ficavámos muito assustados com tudo isso, e a palavra de Deus continuava a dizer que esta terra manava leite mel... estavamos com medo...Depois tivemos que nos mudar correndo para uma outra casa, tivemos dificuldade com o povo,pois quanto mais ajudavamos, mais eles queriam nos roubar, mandamos construir cadeiras e mesas para a escolinha, o carpinteiro roubou as madeiras nos dando prejuizo... os homens que dirige os chapas( vans), transporte coletivo, olhava para nós( estrangeiro) e não era justo na cobrança da passagem, sempre nos querendo tirar vantagens...

Só tinhamos derrotas para contar ... e começamos a perguntar a Deus, onde está a terra que mana leite e mel ... e continuaram as batalhas espirituais, onde o diabo vinha nos afrontar, dizendo que não íamos conseguir ... queria nos amendrotar com a doença da Juliana, colocando infermidade em nós ... não nos deixando durmir ... , passamos por grandes batalhas... já não conseguiamos ver mais como terra prometida... até que um dia, Deus usou um pr. Zimbabwuano ... ele pregou justamente essa passagem ... e nos fez ver um detalhe que fez toda a diferença em nossas vidas.

Quando os espias entraram na terra pometida, eles viram gigantes ... é éramos aos nossos próprios olhos como gafanhatos.. (Nm 13.33) ... o inimigo queria que nós o enxergassemos como gigante e nos vímos como gafanhotos, quando nos levantamos desta situação tomando posse mesmo da palavra de Deus, começamos a dominar a situação, pois o inimigo queria nos derrotar, nos amendrontando... vimos testemunhos de pessoas que eram feitiçadas e comidas pelos feiticeiros... crocodilos que aparecia e levava as pessoas como zumbis... pai e que comia seus netos como pacto para enriquecer ... pessoas que morria subtamente, sem explicações...

Mas Deus foi maravilhoso, trazendo luz em nosso entendimento ... o diabo continua no lugar dele, "um gato querendo rugir como leão".

Satanás continua enviando suas estratégias, mas somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou, e temos colhido para a glória de Deus os frutos desta terra que realmente mana leite e mel.

Estamos completando um ano, encerrams o ano letivo da Escolinha Infantil, atendemos 30 crianças e 10 destas estão saìndo da escola preparadas para a Escola do governo, para a classe de alfabetização. Construimos mais uma sala de aula( matchessa) para dividir as crianças em duas classes, legalizamos a escola, hoje ela é reconhecida pela Ação Social do Distrito daqui de Dondo .... Abrimos para o próximo ano mais 20 vagas, queremos atender 40 crianças.

A Escolinha de futebol, atende 85 crianças na idade de 9 a 15 anos, ajudamos os meninos com material escola, remédio, roupas, calçados, dsitribuimos após os treinos um lanche.

Já estamos participando de torneios locais. Temos duas equipes q representa a escolinha nestes torneios.

Mudamos a realidade onde fica o campo, antes era um depósito de lixo, hoje funciona o campo, as crianças da comunidade utiliza o campo como lazer, os meninos tem uma ocupação e ouve a palavra de Deus. Colocamos os meninos na escola, pois um dos critérios para participar da escolinha é preciso ser matriculado na escola e ter boa notas e frequência.

Trabalhamos com 60 homens e mulheres no Hospital de Dondo, no projeto do governo de combate a Sida/Hiv, eles vão para o hospital pegar os medicamentos e fazer controle da doença, eles ficam o dia todo, então juntamos o grupo distribuimos comida e falamos da palavra de Deus e ensinamos como ter uma vida de qualidade.

E estamos trabalhando com uma Igreja, com estudos biblicos, discipulando a liderança, e trabalhando com os novos convertidos. Neste ano estudamos com eles o livro de Tiago e Efésios, distribuimos novos testamentos para os membros e demos Biblía completa para os pastores. Batizamos 17 pessoas. A Igreja está com muitos adolescentes, os meninos do futebol tem sido frequente nos cultos.

Esta semana estamos promovendo o primeiro Seminário para Educadores Infantis.

E ainda este mês dia 15 estaremos fazendo um torneio para estreiar o uniforme novos que ganhamos, a I Copa Mais que ouro ... queremos mostrar para os meninos o que Deus fez na vida deles, isso vale mais que ouro.

Estamos vivendo Gn 2.15, um amigo( kaká) que nos deu este texto, estamos cuidado e cultivando na vida dos moçambicanos.



PROJETOS PARA 2009

Não podemos parar pois a cada dia o Grande Deus tem nos feito sonhar mais e mais com essa terra prometida(Dondo).

Estamos construindo um refeitório para atender as crianças da Escolinha e do futebol, pois uma das ameaças que Moçambique sofre é a fome e como consequencia a desnutrição, Dondo é uma cidade rural, a miséria estar por toda parte, temos dois grupos alvos, as crianças da comunidade Inhamainga e os meninos da Mafarinha, então queremos fornecer duas alimentações diárias.

Vamos iniciar reforço escolar para os meninos do futebol.

Alfabetização de adultos da comunidade de Inhamainga.

Treinamento para Educadores Infantis ( aki a pessoa não precisa ter uma formação para trabalhar com crianças, o curso q tem é de um ano, a pessoa já sai com graduação de professor, muitos educadores não sabem como lidar com as crianças por falta de treinamento.)





AGRADECIMENTOS

A Jesus pois estamos aki é por ele e para ele. "Sinceramente eu não sei, porque escolhestes a nós ... temm tantas pessoas mais valorosas que nós ... e nos enviar para ir em seu nome."

A nossa amada IECBR, obrigado pelo carinho, incentivo e sustento em todas as áreas... Deus honre a cada dia vcs.

Aos nossos amigos e ajudadores espalhado por todo o lugar, agradecemos as orações e sustento.

Pela nossa linda família, obrigado pela formação e confiança.

Pela Base da Jocum de Porto Velho, foi um grande ensinamento passar por aí e conhecer vcs ... O nosso muito obrigado, pelas escolas e pessoas especiais que foram nossos conelheiros ministeriais.

A Base de Jocum Dondo, nossa nova casa, obrigado os líderes Pr Gil e Lúcia por nos receber e nos ajudar a desenvolver nosso ministério, vcs tem sido muito importante em nossa caminhada.

Enfim a todos que fazem parte de nossa vida e ministério ... vcs fazem parte deste um ano.

Estamos juntus!!!!!!



MOTIVO DE INTERCESSÃO

Ore pelos nossos novos projetos para o ano de 2009.

Pela construção do refeitório.

Pela nossa saúde

Temos dois motivos que ainda não podemos compartilhar,mas em breve saberão....rsrsrsrs.Deus sabe!

Abraços com saudades!!!

Nenhum comentário:

Projeto Njira

Projeto Njira
Objetivo: Acompanhar as meninas na idade de 11 a 18 anos, através de grupo de discipulado, ensinar a fazer artesanato com materiais locais, afim de dar oportunidade de ter uma renda para continuar a estudar. E conscientizar as meninas e seus familiares que o casamento prematuro não é a melhor opção para independência financeira dos pais. Estaremos combatendo o casmento prematuro, proliferação do HIV e motivando-as a uma carreira acadêmica. Njira é uma palavra em dialeto massena que significa caminhos.

Associação Comunitária Vinde

É uma associação sem fins lucrativos que visa o bem estar das crianças, atuamos na comunidade do Mandruzi - Dondo, onde estamos construindo nossa sede.

43% das crianças de 0-5 anos sofrem de desnutrição crónica.

53% da população bebe água de fontes melhoradas .

39% da população ainda pratica a fecalismo a céu aberto.

Moçambique tem a 8ª prevalência de HIV mais elevada do mundo.

Dois estudos mais recentes, que tiveram lugar em zonas seleccionadas do Centro e do Norte do país, confi rmam que o grau de aprendizagem é muito fraco.

Metade das crianças menores de 5 anos ainda não estão registadas, o que representa uma violação nítida de um dos mais básicos direitos humanos.

Moçambique tem uma das taxas de casamento prematuro (de menores de 18 anos) mais altas do mundo, violando um dos direitos de protecção mais fundamentais (e violando também a lei moçambicana).

http://sitan.unicef.org.mz/files/UNICEF_FULL_Situacao-das-Criancas-em-Mocambique_Portugues.pdf

E por isso e por outros motivos que estamos atuando em Moçambique, os dados nas zonas rurais são piores.
A nossa organização ainda contribuem com o governo no avanço de medidas preventivas para combater o HIV, malária e outras doenças prevenivéis.

Juntos somos mais forte!

Quer saber mais sobre a nossa organização?
Contato: matriju@hotmail.com

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

Seguidores